“Se pois, o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livre.”João 8:36
Uma noite dessas, estava “zapiando”com o controle remoto pelos diversos canais disponíveis em minha TV a cabo, não estava sendo transmitido nada de interessante, quando de repente minha atenção se voltou para um pregador que falava em rede nacional e uma frase dele me impactou, ele disse: “ O livre arbítrio é uma farsa inventada pelo inimigo de Deus...”, ele argumentava que o ser humano nasce predestinado para a salvação ou para a perdição e a escolha está com Deus.
É incrível que milhões de pessoas no mundo crêem desta maneira, mas gostaria de analisar se de fato faz sentido esta teoria.
Biblicamente todas a pessoas que Deus criou são dotadas de livre arbítrio, isto significa que a criação pode agir de maneira má ou boa. Algumas pessoas se acham capazes de imaginar alguém que fosse livre, mas sem qualquer possibilidade de se tornar mau; eu não consigo pensar assim, pois se uma pessoa é livre para ser boa é também livre para ser má. Foi o livre arbítrio que tornou o mau possível. A pergunta é: Porque então Deus nos deu esta liberdade? Porque o livre arbítrio embora tenha possibilitado o mau, é a única coisa que possibilita qualquer amor, bondade ou alegria dignos.
“Um mundo cheio de autômatos-criaturas que trabalhassem feito máquinas-dificilmente valeria a pena ser criado. A felicidade que Deus designa para suas criaturas superiores é a felicidade de serem unidas a ele e uma ás outras, de forma livre e voluntária, num êxtase de amor e prazer. Comparado a isto, o amor mais arrebatador entre um homem e uma mulher é café pequeno. Mas para que isto aconteça, as criaturas têm de ser livres.”C.S. Lewis
Para isto, um alto preço foi pago para garantir nossa liberdade, conforme está registrado na palavra inspirado em João 3:16, que o amor de Deus foi tão imenso que entregou seu filho para morrer por nós e se decidirmos aceitar esta oferta Ele nos garantirá a vida eterna.
Adaptado de: C.S. Lewis em de Mere Christianity
Pr. Nilson Caetano
Projeto Partilhando Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário