ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO



"Senhor Deus criador dos céus e da terra, quero te agradecer por nos mostrar este caminho onde levaremos a tua palavra à todos, até mesmo aqueles que estão distantes. Quero também lhe pedir que nos abençoe e nos guie para que possamos a cada dia exercer esse nosso trabalho com muito amor e dedicação segundo a tua vontade.

É o que te pedimos e agradecemos, tudo isso humildemente em nome de Jesus Cristo.


Amém." 




Oi Amigo(a) Seja Bem-Vindo!
Se está é sua primeira visita, ou se você já é um freqüentador de nosso blog, tenha a certeza de que nos sentimos felizes em partilhar com você um pouco de nossa comunidade através da Internet.
Se o seu interesse é nos conhecer melhor, ler algumas de nossas mensagens, ou simplesmente saber o que está acontecendo no Projeto Partilhando Jesus, sinta-se à vontade e aproveite tudo aquilo que é realizado com muito carinho para cada um de nossos visitantes e membros.
Esperamos que nosso blog possa de alguma forma ser um meio para que você conheça algo mais sobre Jesus Cristo e seu propósito para sua vida.
Se você está em Salvador, não deixe de visitar-nos. Seria um prazer ainda maior receber você, sua família, seus colegas e amigos pessoalmente em uma de nossas programações semanais.




sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

BATE-PAPO FACEBOOK: ESCOLA SABATINA - AUTOESTIMA - COM PR. WILLIAN OLIVEIRA

PR. WILLIAN:
Penso que podemos comentar sobre nossas impressões sobre este estudo.
Até porque ao se falar em autoestima muitos remetam-se à literatura de auto-ajuda
como podemos compreender este tema à luz das escrituras?
 
JOSIE:
É verdade Pr. inclusive esta semana ouvi numa radio a respeito disso, (dos livros de auto-ajuda) o jornalista falava que muitas pessoas ao se utilizarem desse tipo de literatura ficam totalmente presas a ela, como se fossem a solução dos seus problemas ...
Quando na verdade são literaturas "burras" pq mostram "realidades" muitas vezes imensuráveis, fora do contexto de cada pessoa, pois cada um tem seu problema especifico....
Respondendo à sua pergunta: Primeiro temos que lembrar que temos um Deus que nos ama e jamais nos desampara.
 
 PR. WILLIAN:
Todavia, alcançam resultado, apesar de não ser jornalista (rsrs), acredito na funcionalidade de auto ajuda, até porque ela está baseada em estudos extraídos especialmente da psicologia, o problema como você ressaltou é a compreensão de ser humano.
 
 JOSIE:
E que a nossa vida tem um propósito.
 
PR. WILLIAN:
é um indivíduo por si que também tem um propósito nem que seja o de viver apenas o hoje sem pensar no amanhã.
 
JOSIE:
E fomos criado à imagem e semelhança de Deus, logo, se buscarmos a ele constantemente com certeza o acharemos.
 
PR. WILLIAN:
Sim.
Acho que não devemos caracterizar a autoestima apenas como uma questão de ter ou não uma esperança afinal há pessoas que conhecem a Cristo e tem autoestima baixa e vice versa. Há um conjunto de características que definem melhor o que é auto estima, acho que a lição procurou apresentar alguns deles.
 
 JOSIE:
Mas o que dizer do julgamento que fazemos "involuntariamente" quando apenas teçemos comentários a respeito de algo que não gostamos em alguém ou de nós mesmos, quando nos sentimos a pior das criaturas?
 
JOSEMARA:
Como ter uma auto estima equilibrada, já que o simples fato de saber q somos filhos de Deus, pode não resolver o problema?
Nem sempre recitar o verso áureo dessa semana, resolve a baixa auto estima....
 
PR. WILLIAN:
este é ponto da lição, a transformação proposta por Cristo é mais profunda
é libertadora, e envolve mudança da auto percepção (pecador) completada pela redenção provida em Cristo.
 
JOSEMARA:
Conversão?
 
PR. WILLIAN:
Sim a palavra conversão significa mudança de rumo, mas há arrependimento,  mudança de mentalidade, resignificação de valores, por exemplo: servir ou ser humilde não são características muito pretendidas nos dias atuais, mas Jesus apresenta aquele que serve, o pobre, o humilde ou o manso em vantagem, é um não
conformar-se.
 
 JOSIE:
Hoje aconteceu um fato interessante e por coincidência tem tudo a ver com o tema
do estudo. Alguém se entitulou mais superior que eu me dizendo que tinha um conhecimento de trinta anos e isso o fazia melhor.
 
 PR. WILLIAN:
Por trás deste discurso pode haver insegurança que faz com que tenhamos que nos remeter a algo fora de nós que nos dá autoridade sobre o outro ou controle sobre o outro.
 
 JOSIE:
... Pois era conhecedora de causa, como se fala, e conversamos e chegamos a um consenso, onde eu falei com ela que tudo bem, admirava a profissão dela, respeitava, mas isso não a fazia ser melhor do que pq estamos sempre aprendendo e ensinando algo a alguém e no final da conversa disse pra ela, que estava ali para servi-la e ia fazer tudo o que ela quizesse.
 
PR. WILLIAN:
A tendência com pessoas de baixa autoestima é fortalecer o controle sobre o outro.
 
JOSIE:
Só agora quando o sr. fez esse ultimo comentário, percebi que estava de alguma forma tratando de algo parecido. Apesar de que no momento me senti humilhada, fiquei extremamente aborrecida pela arrogancia da fala dela.
 
 PR. WILLIAN:
Como disse: Isto não é algo fechado, mas quanto menor a auto estima, mais queremos controlar as coisas e as pessoas, quando de fato uma boa auto estima também implica em abrir mão desta fantasia chamada controle. Quem está no controle de nossas vidas?
 
JOSIE:
Graças a Deus, Cristo está no controle de nossa vida.
 
 
PR. WILLIAN:
Somos capazes de confiar? Estas são questões que subjazem à autoestima, aí entra a imagem que os outros têm de nós e como nós percebemos isto.
 
 
JOSIE:
É exatamente o que o outro vê.
 
PR. WILLIAN:
É só lembrar da percepção que tinham os israelitas ao expiarem a Terra de Canaã
10 mencionaram que se sentiam como gafanhotos.
 
JOSIE:
E o importante é, o que é para os olhos humanos, não é para os olhos de Deus.
 
PR. WILLIAN:
E que o povo da terra assim os via quando de fato este mesmo povo tinha medo deles pela forma como Deus os tirou do Egito.
 
 JOSIE:
Pois é, podemos ser pequenos e insignificantes para eles, mas para Deus somos mais que especiais e temos o nosso verdadeiro valor.
 
PR. WILLIAN:
Aí voltamos à questão da percepção: uma vez transformado por Cristo, como me vejo? Posso continuar a me ver pecador, falho, etc., mas temos algo a nosso favor: um Deus que nos amou
 
JOSIE:
Verdadeiramente ele nos amou e uma vez transformados, busquemos andar como Cristo andou, obedecendo seus mandamentos sendo verdadeiros, generosos, humildes, honestos...
 
PR. WILLIAN:
A última questão que é bom discutir é como a compreensão criacionista das origens pode alimentar nossa auto estima. Sei que é a primeira na lição mas acho esta inversão apropriada.
 
JOSIE:
No meu ponto de vista, o que me conforta, meu contentamento é exatamente saber que sou criatura, que fui criada à imagem e semelhança de um Deus todo Poderoso que me ama incondicionalmente mesmo eu sendo pecadora e mais ainda, ele me dá a aoportunidade de mudar, de me regenerar.
  
PR. WILLIAN:
O conceito de origem a partir da criação de Deus fornece-nos segurança quanto a alguém estar no controle.
CLAUDIO:
Amém!
 
Agradecemos a todos que participaram deste, que é um momento especial de reflexão.
 
   
Quem quiser participar do próximo estudo
é só entrar em contato conosco e ser um
amigo da nossa página no FACEBOOK

MEDITAÇÃO PARA O PÔR DO SOL: AS RECOMPENSAS DE DEUS

"Invoca-Me no dia da angústia; 
Eu te livrarei, e tu Me glorificarás."
                              Salmo 50:15

O irmão Andrés Vasquez e sua esposa Carmen têm três filhos: Karina, Lucas e Melisa. Andrés e Carmen trabalham no campo e lutam a cada dia para seguir em frente, apesar das dificuldades. Em um dia frio e úmido de maio, ocorreu um acidente com Lucas, que caiu e quebrou o braço esquerdo. Nesse momento, Andrés não tinha dinheiro em casa, mas apenas no envelope do dízimo, que estava pronto para ser entregue no sábado. Devido à circunstância urgente, foi tentado a “pegar emprestado” o dinheiro do dízimo para levar o filho a um hospital.

Andrés orou e, quando se levantou da oração, possuía duas certezas. A primeira era de que Deus o acompanharia e que seu filho ficaria bem, e assim se tranquilizou. A segunda certeza era de que não utilizaria o dinheiro que pertencia ao Senhor. Portanto, teve que pedir ajuda a alguns vizinhos para levar Lucas ao médico. Graças a Deus, tudo ficou bem e, em poucos dias, Lucas mostrava notável melhora.

A maior bênção ocorreria três dias depois, por um telefonema de Karina, a filha mais velha, que estava estudando em um colégio adventista. A família estivera orando pelas dificuldades financeiras pelas quais passavam e já cogitavam a possibilidade de Karina interromper os estudos. Mas o telefonema era a resposta às orações. Andrés recebeu a notícia de que alguém havia se oferecido para pagar o ano letivo de Karina. Isso não apenas assegurava a continuidade dos estudos, mas também que não necessitaria continuar trabalhando para pagar seus estudos.

O que aconteceu? Um grupo de jovens estudantes dos Estados Unidos havia feito uma viagem especial pela América do Sul e passou uma semana no colégio. Uma das jovens que tomou conhecimento da situação de Karina conversou com os pais nos Estados Unidos, e eles decidiram ajudá-la a concluir o ano letivo. Coincidência? Casualidade?... Apenas três dias depois que o irmão decidiu ser fiel e utilizar o dízimo, recebeu a notícia sobre a ajuda para os estudos. Deus é grande e Sua fidelidade dura para sempre.

Andrés Vásquez
Paraguai

Fonte: Livro "Adorando Ao Entardecer"
http://blog.portaladventista.org/mordomiacrista/
Related Posts with Thumbnails