A Bíblia Sagrada apresenta, em diversas passagens, o termo pedra angular. Este se referindo a Jesus Cristo. Vemos por exemplo em
Efésios 2:20 Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo Ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular;
1 Pedro 2:4 Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada sim, pelos homens, mas para com DEUS eleita e preciosa;
Salmo 118:22 A pedra que os construtores rejeitaram essa veio a ser a principal pedra, angular; Mateus 21:42 Perguntou-lhes Jesus: nunca lestes nas escrituras: a pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos;
Mc 12:10 Ainda não lestes esta escritura: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular.;
Lc 20:17 Mas Jesus, fitando-os disse: Que quer dizer, pois, o que está escrito: A pedra que os construtores rejeitaram, esta veio a ser a principal pedra, angular?;
I Cor 10:4 E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo; e finalmente em
At 4:11 lemos: Este Jesus é a pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular.
No passado o termo pedra angular era utilizado para se denominar a pedra usada na construção civil para suportar todo o peso da obra, era a principal pedra do alicerce. Escolhia-se uma pedra especial e era testada a sua resistência. Além disso, não podia apresentar nenhuma fragilidade. Após estas análises é que era aprovada ou não. O termo angular é porque era colocada no ângulo externo de um edifício, colocada no encontro de duas paredes, na esquina. Jesus foi denominado de pedra angular porque Ele representa a pedra fundamental sobre a qual foi edificada a Igreja de Deus.
O livro de Isaías 28:16, no antigo testamento, assim diz: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, que está bem firme e fundada, aquele que crê não será confundido.
Apresentamos acima Jesus como a pedra angular, a fim de relacionar com a pedra que aparece no sonho de Nabucodonosor, Rei da Babilônia que governou do ano de 606 – 538 antes de Cristo, descrito na Bíblia, no livro de Daniel 2:1-45. Leia este capítulo e você verá que Nabucodonosor teve um sonho que nenhum mago ou adivinhador conseguia lembrá-lo, nem tampouco interpretá-lo. Assim, o Rei indignou-se e mandou matar todos os adivinhadores daquela época. Como Daniel, que tinha sido capturado quando Nabucodonosor invadiu Jerusalém, também tinha a capacidade de interpretar e prever o futuro, por orientação divina, ele seria morto também. Todavia, Daniel solicitou ao comandante da guarda real que lhe desse um tempo para que pudesse responder as interrogações de Nabucodonosor. Então foi para casa e fez saber a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros para que pedissem misericórdia a Deus sobre este mistério, a fim de que não perecessem com o resto dos sábios da Babilônia. A oração de Daniel e de seus amigos foi ouvida por Deus e Daniel, como era de seu costume, louvou a Deus dizendo: Seja bendito o nome de Deus para todo e sempre, porque dele é a sabedoria e a força; é Ele quem muda os tempos e as horas, remove reis e estabelece reis; Ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas e com Ele mora a luz (Dan. 2:20-22).
Aqui quero fazer uma observação, Deus é fiel! Àqueles que fazem a vontade do Pai que está no Céu, Ele retribui com bênçãos sem medidas. O Senhor nunca falha com seus adoradores, com aqueles que o adoram em espírito e em verdade.
Aqui quero fazer uma observação, Deus é fiel! Àqueles que fazem a vontade do Pai que está no Céu, Ele retribui com bênçãos sem medidas. O Senhor nunca falha com seus adoradores, com aqueles que o adoram em espírito e em verdade.
Voltemos ao sonho e sua interpretação. No mesmo capítulo do versículo 25-45. Aqui vemos que no sonho o rei Nabucodonosor viu uma grande estátua de aparência terrível, tinha a cabeça de ouro puro, esta representando Babilônia/Nabucodonosor - Isaías 13:19-20 (Jóia dos reinos, glória e orgulho dos caldeus 606 – 538 a.C.), o peito e braço de prata, representando a Média-Pérsia (539 – 331 a.C.), reino que se levantou após Babilônia, ventre e quadris de bronze representando o domínio da Grécia (Alexandre o Grande conquistou o mundo. 331-168 a.C.), as pernas de ferro, que representou o domínio de Roma (168 a.C. a 475 d.C.) e os pés com parte de ferro e parte de barro representando a Europa (476 d.C. até a Volta de Jesus). Antes mesmo de existirem os países atuais da Europa, os bárbaros invadiram Roma e a dominaram. Estes bárbaros foram os Francos, Anglossaxônicos, Ostrogodos, Visigodos, Hérulos, Lombardos, Vandalos, Germanos, Hunos e Otomanos. Deles foram originados os atuais países europeus.
Ainda no sonho no verso 34 está relatado: Quando estavas olhando, uma PEDRA foi cortada sem auxílio de mãos, feriu a estátua nos pés de ferro e barro e os esmiuçou... Mas a pedra que feriu a estátua se tornou em grande montanha, que encheu toda a terra
O verso 44 relata: Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre.
Vimos que as cinco etapas do sonho se cumpriram corretamente e completamente. Há mais de 1500 anos estamos no período correspondente aos pés de ferro e barro que se iniciou em 476 a.C.
O que acontecerá a seguir? A parte que falta também se cumprirá com exatidão. A PEDRA cortada sem mãos que representa o GRANDE REINO de DEUS virá e se estabelecerá nesta terra. Em Apocalipse 21:1-6 João teve a maravilhosa visão do novo céu e da nova terra. Ali ele diz nos versículos 2-4: Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu ataviada para o seu noivo. E ouvi uma grande voz, vinda do trono que dizia: agora o tabernáculo de Deus está com os homens. Deus habitará com eles, e eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles, e será o seu Deus. Deus enxugará de seus olhos toda a lágrima. Não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, pois já as primeiras coisas são passadas.
E finalmente Jesus diz: Eu Sou o Alfa e o Ômega , o princípio e o fim. O mesmo Jesus que estava no princípio de todas as coisas em Gênesis, estará no final do grande conflito. Um dia, no período do domínio romano, Ele veio como homem de dores. Porém, no final do conflito Ele virá como o Senhor dos Senhores.
Você está preparando sua vida para fazer parte deste reino? Prepare-se, pois Jesus está chegando e logo logo iremos com Ele reinar para sempre, AMÉM!