Até os seis meses a criança deve receber o leite materno com exclusividade. Após os seis meses, ou antes, se necessário e sob orientação profissional (nutricionista ou médico) devem ser introduzidos as frutas, os sucos, as papas de verduras, sempre de colher e cada vez com mais consistência até comerem semelhante aos adultos. Inicialmente as frutas de sabor doce e depois as ácidas, amassadas ou em pedaços pequenos, sem qualquer tipo de adoçante. As crianças devem ser desde cedo estimuladas a reconhecê-las pelas cores e sabores desde cedo. Os mingaus podem ser preparados com leite materno ou substituto adequado e serem adicionados de cereais integrais (aveia, por exemplo) e frutas (banana, ameixa) e sempre ofertados de colher no prato, estimulando mastigação e deglutição da criança.
Geralmente a partir de um ano de idade a criança já é capaz de comer alimentos crus e cozidos nas três refeições principais. Os lanches infantis devem ser constituídos de alimentos naturais, integrais e de preferência de fabricação caseira. A tabela sugere algumas composições que podem ser adaptadas de acordo com o apetite da criança e o horário escolar. À medida que for crescendo, a criança deve consumir no lanche apenas sucos e/ou frutas.
“As crianças devem aprender que têm de comer para viver, e não viver para comer. Esses hábitos devem começar a ser implantados já na criancinha de braço. Ela só deve tomar alimentos a intervalos regulares, e menos freqüentemente, à medida que vai tendo mais idade. Não convém dar-lhe doces, ou comidas dos adultos, que é incapaz de digerir. O cuidado e a regularidade na alimentação dos pequeninos não somente promove a saúde, tendendo assim a torná-los sossegados e mansos, mas lançará o fundamento para os hábitos que lhes serão uma bênção nos anos posteriores.” (CBV pagina 384, capitulo 32, EGW)
Quando pensamos que as células do cérebro de uma criança continuam em formação até os cinco anos de idade, temos maior consciência da importância da alimentação que uma criança recebe. Alimentos estimulantes, contendo cafeína, a exemplo de café e refrigerantes, vão iniciar precocemente a dependência química de uma vida. Estudos apontam para a relação que existe entre os aditivos químicos, principalmente os corantes artificiais e a incidência de hiperatividade infantil e distúrbios do humor. A introdução precoce do açúcar está relacionada com oscilações de glicemia, cárie dental e inapetência infantil. A Organização Mundial da Saúde preconiza que alimentos com açúcar e aditivos químicos só devem ser oferecidos a criança após os dois anos de idade ou o mais tardiamente possível. Mesmo o mel não é necessário pelo risco de cáries e de contaminação microbiológica, além de camuflar o sabor dos alimentos que a criança deve reconhecer e aprender a apreciar.
DESJEJUM
1 | Mamão, Banana, Cuscuz de milho e leite de soja |
2 | Mamão, Maçã, Granola ou cereais, passas e Iogurte |
3 | Manga, Maçã, Pão Integral e Ricota |
4 | Mamão, Melão, Aipim e Ovo Ponché |
5 | Mamão, Banana, Pão Integral e Queijo branco |
6 | Mamão, Abacate, Granola ou cereais, leite de soja e mel. |
7 | Mamão, Pêra, Bolo caseiro, Leite de castanhas |
8 | Mamão, Maçã, Pão Integral e Patê de ricota |
9 | Manga, Melão, Cuscuz de Tapioca e Leite de soja |
10 | Mamão, Maçã, Pão Integral , Patê de gergelim |
ALMOÇO
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OBS.: Sempre acompanhar o almoço de salada de hortaliças cruas com azeite de oliva
JANTAR
1 | Uvas, Iogurte mel e torradas integrais com mel |
2 | Mangas, Sopa doce e leite de soja |
3 | Sopa de abóbora, torradas integrais com azeite de oliva |
4 | Abacaxi, ameixa seca e iogurte |
5 | Sopa de mandioquinha, Torradas integrais com azeite de oliva |
6 | Caquis, Broa de milho e iogurte |
7 | Tangerinas, gelatina de algas, torradas integrais com patê de azeitona |
8 | Sopa de ervilha, torradas integrais com azeite de oliva |
9 | Pêssegos, passas e torradas integrais com patê de soja |
10 | Salada tropical (abacaxi, manga, uva e passas), iogurte natural e mel |
Todas as refeições têm como base os alimentos coloridos, não misturando frutas com hortaliças, lembre-se sempre: Alimentação saudável é alimentação naturalmente colorida.
LANCHES INFANTIS ESCOLARES - HORÁRIO DA MANHÃ
1 | Caqui ou jaca e suco de acerola |
2 | Água de coco e maçã |
3 | Suco de laranja e melão ou melancia cortada |
4 | Manga cortada e suco de uva |
5 | Suco de maçã e tâmaras ou damascos |
6 | Suco de morango e uvas |
7 | Suco de qualquer fruta e castanha do Pará ou de caju ou amêndoas |
8 | Suco de manga e goiaba |
9 | Suco de pêssego e banana passa |
10 | Suco de goiaba e pêra ou tangerina |
OBS.: Se a criança ficar em casa o ideal é só oferecer suco no lanche da manhã. Isto mantém o apetite para o almoço.
LANCHES INFANTIS – HORÁRIO DA TARDE
1 | Iogurte com mel e granola |
2 | Maçã, mamão e melão cortados. |
3 | Iogurte com granola e mel |
4 | Gelatina de algas (sabor uva) e Iogurte com mel |
5 | Iogurte e biscoito de aveia |
6 | Suco de fruta e barrinha de cereais |
7 | Iogurte de fruta e bolo caseiro |
8 | Abacaxi com ameixa seca |
9 | Banana assada e bebida de soja |
10 | Gelatina de algas com frutas cortadas. |
Joseni França Oliveira Lima
Membro do Projeto Partilhando Jesus e Nutricionista da Clinica Nat