ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO



"Senhor Deus criador dos céus e da terra, quero te agradecer por nos mostrar este caminho onde levaremos a tua palavra à todos, até mesmo aqueles que estão distantes. Quero também lhe pedir que nos abençoe e nos guie para que possamos a cada dia exercer esse nosso trabalho com muito amor e dedicação segundo a tua vontade.

É o que te pedimos e agradecemos, tudo isso humildemente em nome de Jesus Cristo.


Amém." 




Oi Amigo(a) Seja Bem-Vindo!
Se está é sua primeira visita, ou se você já é um freqüentador de nosso blog, tenha a certeza de que nos sentimos felizes em partilhar com você um pouco de nossa comunidade através da Internet.
Se o seu interesse é nos conhecer melhor, ler algumas de nossas mensagens, ou simplesmente saber o que está acontecendo no Projeto Partilhando Jesus, sinta-se à vontade e aproveite tudo aquilo que é realizado com muito carinho para cada um de nossos visitantes e membros.
Esperamos que nosso blog possa de alguma forma ser um meio para que você conheça algo mais sobre Jesus Cristo e seu propósito para sua vida.
Se você está em Salvador, não deixe de visitar-nos. Seria um prazer ainda maior receber você, sua família, seus colegas e amigos pessoalmente em uma de nossas programações semanais.




sábado, 13 de novembro de 2010

AGENDA CRISTÃ - MÚSICA, PALESTRAS, SEMINÁRIOS E MUITO MAIS.



Você já tem uma programação para o final de semana?

E durante o mês, já agendou seus 
compromissos com a família?

Então veja aqui alguns eventos cristãos

que vai acontecer em Salvador
 e em outras cidades

na nossa

AGENDA CRISTÃ


08 de Janeiro de 2010

PARTILHANDO JESUS MUSICAL

Muita música, orações e uma palestra sobre a vida de Cristo.

Local: Projeto Partilhando Jesus
Horário: 16:45
Participação Musical: Ministério de Louvor Partilhando Jesus  
Entrada Franca



ATENÇÃO: 
Todas as informações dos eventos. datas, horários, programação etc, são de responsabilidades dos organizadores, elas são dadas pelos próprios e/ou extraídas nos sitie e blogs dos mesmos. O blog do Projeto Partilhando Jesus está apenas divulgando como Agenda Cristã e não tem nenhum vínculo com os mesmos.

DIVULGUE AQUI:
Se você tem algum evento de sua igreja e 
quer divulgar aqui em nosso blog.
Nos mande um e-mail, um comentário 
ou através do fale conosco.
As divulgações são gratuitas e os eventos 
devem ser e terem conteúdo cristão.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CAMPANHA: TODOS POR NICOLE

 
 Nicole da Cunha Andrade Peixoto, nasceu no dia 05 de fev de 2010, no hospital Santo Amaro, de parto cesáreo, com 38 semanas. Gravidez sem intercorrências, sendo que no final da gestação nota-se um possível cisto abdominal, antecipando assim o parto. Ao nascer, notou-se importante comprometimento motor, hipotonia difusa (desenvolvendo uma bexiga neurogênica - bexiga sem força para expelir totalmente a urina) e alguns traços dimórficos, tais como: micrognatia, palato em ogiva, hipertelorismo mamário, pés tortos congênitos. A suspeita inicial foi de que seria uma Síndrome Genética Ao realizar vários exames, como o cariótipo, constatou-se que não existe nenhum tipo de cromossopatia. Vista por vários especialista, Nicole ainda estava longe do diagnóstico. Teve sua primeira crise convulsiva com 1 mês e 15 dias de vida.
 
Foi submetida a duas cirurgias iniciais: Gastrostomia (por não ter condições de se alimentar adequadamente via oral, não tinha força para sugar, devido à hipotonia) e uma vesicostomia (por não apresentando diurese espontânea).  Logo após ter alta do Hospital Santo Amaro, Nicole passou apenas uma noite em casa. Evoluindo com crises convulsivas subentrantes, foi encaminhada ao hospital São Rafael, a fim de obter controle das crises convulsivas. Lá pegou uma infecção hospitalar, ficando mais de 1 mês entubada e realizando 4 extubações sem sucesso. Nicole foi traqueostomizada com 3 meses de vida. Desde então Nicole tem muitas crises convulsivas de difícil controle. Ela sempre volta para casa, onde acaba fincando menos de 30 dias, com auxílio de Homecare (atendimento domiciliar), adquirido através do plano de saúde, pago com ajuda da família.
 
Através do contato com Dr . Fernando Kok, em São Paulo, foi realizado um exame chamado Painel Peroxossimal, confirmando o diagnóstico: Síndrome de Zellweger, uma doença autossômica recessiva, degenerativa e que nao tem cura.
 
Por meio de pesquisas, a família de Nicole encontrou uma médica em Barcelona, chamada Dra. Manuela Martinez, que faz um trabalho fantástico com crianças que têm essa síndrome. Ela realiza um tratamento a base de DHA (um componente do ω3), onde crianças que possuem essa doença têm uma enorme carência dessa sustância no organismo. A síndrome de Zellweger é subdividida em 3 grupos: Adreleucodistrofia, refsun e zellweger clássica (onde é a forma mais grave). Pacientes submetidos ao tratamento evoluem bem, porém a forma Clássica não tem resposta da mesma maneira que as outras, sendo então de extrema importância o envio da amostra de sangue para Barcelona.

Nicole precisa de ajuda, pois este tratamento só 
existe em Barcelona - Espanha.
 É a unica esperança de vida, a luz no fim do túnel.
 
Veja mais informações e como ajudar no blog:

terça-feira, 9 de novembro de 2010

SAÚDE E BEM ESTAR: OBESIDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

A obesidade é uma doença de extensão mundial que atinge principalmente países de primeiro mundo e aqueles que estão em fase de desenvolvimento. 

Caracteriza-se pelo excesso de gordura que pode ser geral ou localizada. Quando ocorre na idade adulta é causada geralmente pelo aumento do tamanho das células de gordura. Nos casos de obesidade em crianças e adolescentes ocorre o aumento do número de células de gordura e quando eles se tornarem adultos estarão sob maior risco.

Atualmente a obesidade é considerada um problema de saúde pública, superando em alguns países e regiões a desnutrição e as doenças infecciosas. No Brasil, 40% da população está acima do peso ideal, sendo que 11% são obesos. A obesidade é um fator de risco que expõe as pessoas a outras patologias, como hipertensão, diabetes e cardiopatias.

Essa patologia pode ser influenciada por fatores genéticos, ambientais, psicológicos ou culturais, mas o fator determinante são os hábitos de vida. Segundo a Universidade de Stanford, os hábitos influenciam em até 53% a saúde das pessoas. Mesmo aquelas que tem a predisposição genética, esse fator pode se expressar ou não, dependendo dos seus hábitos de vida.

Existem diversos programas de redução de peso, a exemplo das dietas acrescidas de fórmulas medicamentosas, que produzem efeito rápido, mas são perigosas pelo efeito depressivo e pela dependência química que podem causar. Outros métodos adotados para o processo são os jejuns, as dietas comerciais, e dietas de moda, normalmente restritivas. É o caso da dieta da lua, do abacaxi, da uva, do limão, da sopa. Esses métodos podem ocasionar redução da imunidade e carência nutricional.

As dietas preconizadas pelos spas, que provocam rápida perda de peso, recuperado com a mesma velocidade pelos seus adeptos. Nestes casos as pessoas continuam comendo o que gostam em quantidades menores, ou seja, não há mudanças de hábitos de vida.

O programa eficaz de redução de peso é o que utiliza educação alimentar, exercícios e mudança de hábitos de vida. O sucesso para alcançar o peso ideal só acontece com investimento de tempo, geralmente entre um e dois anos, dependendo do peso atual. É necessário que aconteça adaptação do corpo com os novos hábitos alimentares, suplantando o período estacionário, quando não há perda de peso e parece que o esforço e as restrições não estão produzindo nenhum efeito. Mesmo quando se alcança o peso final desejado, é necessário manter o controle alimentar por mais tempo. Há estudos que falam em manter-se a dieta por tantos meses quanto forem os quilos a serem perdidos mesmo que se alcance o resultado antes disso.

Outro fato que pode acontecer geralmente pelo abandono da dieta e do exercício é o efeito sanfona, quando o indivíduo recupera o peso. Isto ocorre porque não se manteve o hábito adquirido até que o corpo se adapte ao novo peso, ou seja, as células de gordura entendam que a mudança corporal é definitiva.

As mudanças de comportamento são mais eficazes quando elas acontecem em um cenário diferente da casa da pessoa, uma clínica onde a atuação de uma equipe multidisciplinar fornece subsídios para que a pessoa obtenha o sucesso tão desejado. Nesta equipe devem atuar o médico, o nutricionista, o psicólogo e o professor de educação física. Ao final com o conhecimento adquirido, a auto-estima elevada e novos hábitos adotados, o indivíduo começa a praticar o controle sobre os estímulos e o tipo de alimento a ser consumido.

No caso da criança e do adolescente, o processo de perda de peso é mais amplo e envolve toda a família. Eles não podem sentir-se excluídos. Portanto recomenda-se que a alimentação da casa seja saudável e para todos, pobre em gordura saturada e massas e rica em frutas, verduras, sucos e alimentos integrais. Os benefícios serão para toda a família.

Os alimentos muito elaborados, ricos em açúcar e gordura constituem esta classe de comida. Por outro lado os alimentos integrais (cereais, grãos e raízes) e aqueles naturalmente coloridos (frutas e hortaliças), preparados de forma simples, contêm todos os nutrientes necessários e com a vantagem de promover a saúde e prevenir doenças como a obesidade.

Seguindo esta orientação, devem ser evitados os molhos gordurosos, maionese, geléias. Convém manter a geladeira cheia de frutas, iogurte desnatado e hortaliças. A ênfase deve ser no alimento que pode ser ingerido sem culpa, procurando oferecer sempre opções saudáveis.

A atividade física deve ser estimulada e o alimento não deve ser usado como recompensa. Explique porque se deve ou não comer determinado alimento, elogie qualquer progresso. Nunca brigue com a criança nem a critique durante as refeições, para que ela não descarregue suas emoções no excesso de alimento.

O exemplo dos pais é uma grande motivação para os pequenos e até mesmo para a fase da adolescência. Na Bíblia há um verso no livro de Provérbios que diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele” (Provérbios 22:6). É importante lembrar que a criança e o adolescente copiam modelos, portanto o que fala mais alto não é a voz, mas o comportamento dos pais e professores.

Às vezes o adulto durante sua formação viveu com restrições alimentares. Agora tem melhor condição financeira e exagera no comer, podendo ganhar ou não um peso extra. Mas a criança em formação terá suas células de gordura multiplicadas e aumentadas, ampliando as chances de desenvolvimento precoce da obesidade e outras complicações.

A adolescência é uma fase de preocupação com o corpo e a aparência. É também quando acontecem as mudanças hormonais. Além disso, o adolescente come para saciar a fome e não relaciona o alimento com saúde, necessidade de nutrientes e desenvolvimento físico. Somado a tudo isto ainda existe a necessidade de sair do controle familiar, busca de autonomia e identidade pessoal. Um hábito alimentar pode ser usado como forma de contestar a família e ai mesmo tempo ser aceito pela turma.

Nessa fase tem inicio o interesse pelo sexo oposto. O adolescente que alcançou este estágio com peso acima do normal pensa que não vai atrair ninguém. Se em vez de buscar saída para o problema, ele se retrai permanecendo em casa na frente da TV, computador, vídeo game, acompanhado de salgadinhos, sanduíches e refrigerantes, o resultado será mais aumento de peso, pois geralmente a baixa auto-estima é compensada no excesso alimentar.

Quando a obesidade infantil está instalada, o envolvimento da família é fundamental, junto ao trabalho do médico e do nutricionista. Algumas estratégias podem ser úteis:

Estimule a criança a comer nos horários certos
Motive a criança a comer sentada à mesa.
Cuide para ter alimentos adequados em casa.
Mantenha todo alimento guardado em armários ou geladeira.
Planeje as refeições e descarte as sobras
Motive a criança a comer devagar, saboreando o alimento.
Não combine a refeição com outra atividade (assistir TV, por exemplo).
Não coloque vasilhas com alimentos sobre a mesa fora das refeições.

Joseni França Oliveira Lima 
Nutricionista, Mestre em Alimentos, Saúde e Nutrição pela UFBA, Professora do Curso de Gastronomia da Estácio/FIB, autora do livro Alimente-se com Saúde, Consultora da Revista Vida e Saúde
Related Posts with Thumbnails