ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO



"Senhor Deus criador dos céus e da terra, quero te agradecer por nos mostrar este caminho onde levaremos a tua palavra à todos, até mesmo aqueles que estão distantes. Quero também lhe pedir que nos abençoe e nos guie para que possamos a cada dia exercer esse nosso trabalho com muito amor e dedicação segundo a tua vontade.

É o que te pedimos e agradecemos, tudo isso humildemente em nome de Jesus Cristo.


Amém." 




Oi Amigo(a) Seja Bem-Vindo!
Se está é sua primeira visita, ou se você já é um freqüentador de nosso blog, tenha a certeza de que nos sentimos felizes em partilhar com você um pouco de nossa comunidade através da Internet.
Se o seu interesse é nos conhecer melhor, ler algumas de nossas mensagens, ou simplesmente saber o que está acontecendo no Projeto Partilhando Jesus, sinta-se à vontade e aproveite tudo aquilo que é realizado com muito carinho para cada um de nossos visitantes e membros.
Esperamos que nosso blog possa de alguma forma ser um meio para que você conheça algo mais sobre Jesus Cristo e seu propósito para sua vida.
Se você está em Salvador, não deixe de visitar-nos. Seria um prazer ainda maior receber você, sua família, seus colegas e amigos pessoalmente em uma de nossas programações semanais.




sábado, 20 de novembro de 2010

ENCONTRO DE CASAIS: CASAMENTO PODE SER BOM

 APRENDIZADO 
INFORMAÇÃO 
AMOR 
UNIÃO 
LEIS DE DEUS 
JUNTE TUDO ISSO E TENHA:

UM ENCONTRO DE CASAIS







Num ambiente agradável e preparado para o evento...




A noite começou com uma apresentação do
Ministério de Louvor Partilhando Jesus...



Que cantaram músicas especialmente selecionadas 
para os casais apaixonados que ali estavam.


 Em seguida todos fizeram uma oração por aquele momento especial.







 A terepeuta de casal Dra. Dilene Ebinger começou o encontro.



Com muita informação e de forma bem descontraída
ela foi passando os seus ensinamentos...



Mas tudo sempre seguindo a palavra de Deus.



E a noite foi encerrada com uma pequena ceia ao ar livre
com muitos comentários dos assuntos 
ditos no encontro e uma certeza:

O CASAMENTO PODE SER BOM







Em 2011 teremos mais um 
Encontro de Casais.
E Esperamos Por vocês!!!


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

SAÚDE E BEM ESTAR: COMIDA, PRAZER, ALEGRIA E EQUILÍBRIO

Quando as pessoas procuram a clinica Nat ou o consultório para uma consulta com nutricionista, a pergunta chave é: Por que você está aqui? Quase sempre as respostas são porque tenho uma doença ou então para adquirir novos hábitos de vida ou ainda para eliminar ou reduzir peso. Todas estas respostas são corretas e somadas explicam em parte o que está acontecendo. Quando pergunto se as pessoas precisam apenas descansar ou relaxar, alguns ficam perplexos, outros assustados e até irritados pela minha provocação. Mas eu sei que ao longo do tempo muitos vão descobrir que esta também é uma necessidade, pois o estresse é a pior doença

O que é doença? Bem existem muitas definições, contudo a mais simples e completa é que doença é um desequilíbrio do corpo. Os sinais se aresentam na forma de sintomas, como dor de cabeça ou de estomago, prisão de ventre, colesterol alto, hiperglicemia, falta de ar, hipertensão. Mas tudo isto reflete o desequilíbrio, são as respostas do corpo aos maus cuidados que vem recebendo ao longo de anos. No começo são pequenos sinais. As vezes são observados mas quase sempre desconsiderados, desrespeitados. O corpo então amplifica os sinais e grita em desespero. Então a fim de evitar o desconforto, a dor, a azia, utiliza-se um comprimido ou um antiácido ou um laxante e parece que tudo esta resolvido. A pessoa não sente mais o sinal que a incomoda. Masisto é apenas temporário. Na verdade apenas o sintoma desapareceu, porém o problema continua presente, oculto, até que novos sinais são dados, novos avisos do corpo.

Quem é responsável pela situação de doença? Frequentemente responsabiliza-se o outro, o medico, o sistema de saúde que não é eficiente. Ou então se utiliza a palavra nós, mas na verdade a responsabilidade é individual, cada pessoa é responsável pelas suas escolhas, pelo que veste, consome, compra, e vai sentir literalmente o resultado delas.

 Dormir pouco, dormir tarde, sedentarismo, alimentação gordurosa tudo isto tem efeito em meu corpo, em minha vida. Como resultado, doenças degenerativas como câncer, diabetes, hipertensão, osteoporose, obesidade começam a aparecer. São as doenças da atualidade, chamadas doenças crônicas não transmissíveis. Elas podem ser resolvidas de modo simples, basta inverter o quadro que favorece o aparecimento delas.

Alimentação refinada, ausência de frutas e legumes, falta de exercício, este é quadro que a OMS aponta como principal responsável por estas doenças. Grupos de pesquisadores tem descoberto populações que parecem estar misteriosamente protegidas de tudo isto (mulheres na Ilha de Okinawa, moradores do sul da Itália, e comunidades adventistas na Califórnia). O que estes grupos de pessoas têm em comum e o que fazem diferente do resto do mundo? São comunidades inteiras com vida atingindo a faixa dos 100 anos, ativas físicas e socialmente falando. A rede de proteção pode ser resumida em uma alimentação predominantemente vegetariana, prática de atividade física diária e estar de bem com a vida.

Onde e quando tudo começa? O começo é na infância, mas os reflexos são para a vida toda. È lá que se estabelece esta relação de prazer ou vicio com a alimentação. Nossa relação de prazer com a comida começa na mais tenra infância, quando ainda somos bebês, e ao recebermos o alimento da mãe seja ao peito ou mesmo com uma mamadeira, recebemos também afeto, carinho, proteção.

Outra situação interessante é como o alimento nos relembra alegria, Quando crianças no dia do aniversário há muita comida, muito açúcar, muitos presentes e cada um de nós é o centro das atenções. A comida além de proteger, traz alegria, combate a tristeza e até a depressão.

As emoções negativas (tristeza, raiva, depressão) na vida adulta vão nos fazer voltar até aqueles momentos de alegria e proteção. Situações que nos desagradam tendem ser compensadas pela comida. Quando o dia não foi bom, cheio de aborrecimentos ou de ações injustas, as pessoas buscam compensar na comida. Pode acontecer já no caminho de casa ou ao chegar lá, ao abrir da geladeira e comer um pedaço de torta, sorvete, algum doce, um bom prato de massa, ou qualquer sobra de almoço. Tudo é bem vindo.

Estes excessos vão desequilibrar o corpo, produzir gases, falta de qualidade no sono, aumento de peso, distensão abdominal, hiperglicemia. As pessoas ficam contentes. Se a comida contiver chocolate e pão, substancias precursoras da serotonina ali presentes vão produzir alegria, mas o efeito é passageiro e pode acarretar outros problemas de saúde, pelos excessos de açúcar e gordura contidos nestes alimentos. Os sensores de prazer existentes na boca completam o espetáculo, mas é preciso encontrar o equilíbrio, o prazer está presente em outras atividades da vida humana. Não há nada de errado em ter prazer ao comer, é preciso apenas observar onde está o controle sobre tudo que acontece com o corpo de cada pessoa.

A alimentação pode ser, ao mesmo tempo, uma oferta de prazer e saúde. Para tanto basta que utilizemos os recursos naturais obtidos através de uma alimentação naturalmente colorida. Alimentação saudável é naturalmente colorida, simples e integral. Pequena quantidade de adoçantes naturais: mel ou açúcar mascavo juntamente com as frutas, que contém frutose, proporciona sabores atraentes. Massas preparadas com cereais integrais ou purês feitos com raízes quando adicionados de óleos e gordura vegetal também ganham sabor agradável. Preparações à base de vegetais elaborados de forma simples em cocções rápidas e regados com azeite de oliva e/ou limão ganham sabor e textura incrível. O uso de água em jejum e a cada hora nos intervalos das refeições produz uma limpeza nas papilas gustativas tornando-as mais sensíveis para percepção de sabores contidos nestes alimentos, além de proporcionar grande auxílio ao trabalho digestivo e aos rins. Comece já.

Joseni França Oliveira Lima
Nutricionista da Clinica Nat, Mestre em Alimentos, Saúde e Nutrição, Professora do Curso de Gastronomia Estácio-FIB, autora do livro Alimente-se Brincando e colunista da revista Vida e Saúde.
Related Posts with Thumbnails