O homem é originariamente vegetariano, como se lê no Gênesis, capítulo 1º, verso 29:
“Disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície da terra, e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento”.
Pode-se perceber claramente a recomendação dAquele que criou o ser humano para utilizasse uma alimentação constituída de hortaliças, cereais, frutas e sementes.
NA INFÂNCIA
O ser humano é formado de pequenas unidades funcionais denominadas células, que ao longo do tempo se multiplicam fazendo o corpo se desenvolver até chegar a idade adulta. Nos primeiros seis meses de vida o bebê dobra de peso e, para isso, alimenta-se exclusivamente de leite materno, pelo menos deveria ser assim. A introdução de alimentos diferentes antes da fase indicada é imprópria, pois o corpo de crianças ainda não está pronto para receber farinhas e engrossantes, que provocam aumento de peso e problemas respiratórios, entre outros.
Após seis meses, a criança de vê receber novos alimentos de forma lenta e gradual, iniciando com sucos de frutas doces, seguindo-se de sucos ácidos diluídos, sopas e purês. Em seguida vêm os alimentos rígidos, com o aparecimento dos dentes. Nesta fase, a criança passa a ter refeições em horários mais esparsos, sentada à mesa juntamente com os pais, copiando o modelo alimentar que eles praticam. Ou o modelo que elas observam em outras pessoas.
Cada célula do corpo humano é formada a partir dos nutrientes contidos nos alimentos. A implantação de um estilo de vida saudável começa ainda nessa fase da vida, através dos alimentos ingeridos em cada refeição. A qualidade de vida tem relação direta com o tipo de alimentação que se come. A forma de cada pessoa comer influencia no funcionamento do corpo, oferecendo condições para o surgimento de doenças na idade adulta ou até mesmo antes disso.
COMO SE ALIMENTAR
Ninguém pode negar o desenvolvimento da indústria de alimentos, com sua capacidade de produção, estoque, oferta de cores, sabores e aromas. Mas também não podemos esquecer que a humanidade viveu durante séculos com alimentos naturais com boas condições de vida e que muitas doenças comuns nos dias atuais não existiam. Não é de hoje que os homens insistem em...
“tentar a Deus nos seus corações,
pedindo alimento que lhes fosse do gosto”
Salmo 78:18
Parece que o ser humano se esquece do plano original do Criador, trocando-o por alimentos alterados em seu sabor original e realçados nas cores e aromas por recursos artificiais, não importando o preço que pagarão por isto no decorrer da vida.
É do conhecimento das pessoas a necessidade de comer devagar, em ambiente tranqüilo, mastigando bem os alimentos. Coloca-se o meio ambiente, a correria e a falta de tempo como responsáveis pela impossibilidade de executar este processo. No entanto, a cena comum de todo dia, em que a criança é incentivada a comer rapidamente, para não atrasar o pai ou não perder o transporte, passa despercebida. E ainda se espera como resultado um adulto com tempo para comer.
“Dize-me com quem andas e te direi quem és” é um adágio popular. Poderíamos parafraseá-lo afirmando: “Dize-me o que comes, e eu te direi como é a tua saúde”. O estado de saúde das pessoas tem relação íntima com o alimento utilizado, a forma de seu preparo e consumo. Na sociedade atual existe uma grande cobrança estética; mas a opção por da praticidade pelo alimento industrializado tem superado o enfoque de saúde e bem estar. Jovens que passam quase todo o tempo na frente do computador beliscando salgadinhos estão vivendo em condições favoráveis para o desenvolvimento de doenças como obesidade, anemia, diabetes, obstipação intestinal e subnutrição.
GRUPOS ALIMENTARES
Para usar bem os alimentos, convém conhecer um pouco de suas funções. Os alimentos são classificados em três grandes grupos, de acordo com sua constituição e seu papel dentro do organismo.
Alimentos reguladores. Como o próprio nome identifica, esse grupo é constituído por alimentos que apresentam função reguladora de diversos processos orgânicos, desde a digestão até a síntese de nutrientes essenciais à vida. Esses alimentos são ricos em vitaminas, sais minerais, água e fibras. São as frutas e as hortaliças.
Alimentos energéticos. Esse grupo é formado por alimentos ricos em glicídios, fornecedores de energia para o movimento e a realização dos processos orgânicos. São os cereais, as raízes feculentas, o mel, o melaço, a rapadura e o açúcar. Os lipídios, também conhecidos como gorduras e óleos, também fazem parte deste grupo.
Alimentos construtores. Esses alimentos são ricos em proteínas que têm o papel de construir o corpo. São essenciais nas fases de crescimento e desenvolvimento, como a infância, adolescência, gestação e amamentação. Nesse grupo estão as leguminosas e oleaginosas (feijões e castanhas, respectivamente), ovos, laticínios desnatados e concentrados à base de soja.
PRATO COLORIDO
Existem muitas regras de alimentação saudável, mas há uma básica que costumo usar para meus pequenos e grandes pacientes: Alimentação saudável é alimentação naturalmente colorida. Portanto olhe para seu prato. Ele estará equilibrado se estiver como o desenho de uma criança, cheio de cores. Preferencialmente, metade dele preenchido pelos alimentos de origem vegetal, oferecendo abundante quantidade de fibras, vitaminas e sais minerais. Isto vale para todas as refeições. No desjejum, use frutas. No almoço, comece com uma salada de hortaliças. No jantar uma leve refeição a base de frutas ou hortaliças. Nos intervalos, use água e sucos de frutas.
Lembre-se também destas dicas, para ter um resultado completo na alimentação:
- Coma um alimento de cada grupo nas refeições principais
- Varie as cores das hortaliças e frutas cada dia
- Coma alimentos crus em todas as refeições
- Faça as refeições em horários regulares
- Mastigue bem os alimentos
- Use muito líquido entre as refeições
- Coma alimentos integrais.
É importante experimentar como fez Daniel que dez dias comeu apenas legumes e bebeu água (Daniel 1: 12 - 15 e 20).
"Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias,
e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber."
Daniel 1: 12
"E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores,
e eles estavam mais gordos de carne do que todos os
jovens que comiam das iguarias do rei."
Daniel 1: 15
"E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino."
Daniel 1: 20
Como resultado Deus o abençoou com saúde, boa aparência, sabedoria e inteligência dez vezes superior aos seus concorrentes na corte de Babilônia. Comece já!
Por Joseni França Oliveira Lima
Nutricionista e Membro do Projeto Partilhando Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário