Romanos 12:2
“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Os conhecimentos que aprendemos sejam pela experiência sensorial, ou transmissão social nem sempre são suficientes para nos dar respostas completas às nossas indagações. Na maioria das vezes o que acontece é que nos acostumamos com a forma com que nos são apresentados, que nem ousamos pensar neles de outro modo. Parece confortável e prático.
Mas, e quando esses saberes já não são mais suficientes para dar conta de entender o mundo em que vivemos e responder aos desafios apresentados, o que devemos fazer? Como agir? Que direção seguir quando questionamos nossas certezas e conceitos, e a dúvida se instala?
As Sagradas Escrituras nos aconselham: “transformai-vos pela renovação da mente”. Não cabe aqui negar verdades já encontradas em detrimento de outra mais legítima, mas situá-las em seus contextos de época. Cabe desfazer-se de preconceitos, pela troca de comunicação, mostrando que a verdade sobre algo pode mudar, sendo diversa ou mesmo oposta, dependendo de onde são buscadas, dos que as pronunciam e das áreas de conhecimento em que foram criadas. Cabe aqui, com base na insatisfação, na dúvida; na busca da certeza, da fé, uma pesquisa e investigação, para que outros modos de pensar, aprender, dêem novo sentido ao que já estava significado e que correspondam aos novos modos de vida contemporânea.
A Palavra de Deus é uma fonte inesgotável de saberes, que se renovam a cada dia e permanecem eternamente; é como a luz, que a princípio clareia e vai até o seu estágio mais brilhante.
Isaías 40:8
"Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente."
II Pedro 1:19
"E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações."
Eu convido você a pensar a possibilidade de pesquisar o seu cotidiano. Será que é possível encontrar outras verdades sobre o que já foi definido em sua experiência espiritual?
Qual seria o resultado dessa ousada aventura?
Novamente o texto responde:
“para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
A investigação e pesquisa da Bíblia será sempre acompanhadas pelo Seu Autor, o Espírito Santo, O qual dará a plena revelação de Sua boa, agradável e perfeita vontade àquele que busca.
II Pedro 3:18
“crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.”
Walquiria Machado
Obreira Bíblica do Projeto Partilhando Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário